domingo, 21 de outubro de 2012



                                                 


Cogito
.
Torquato Neto (*)
 .
 .
eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível
.
eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
se novos secretos dentes
nesta hora
.
eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim
.
eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim.

.
Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina (PI) no dia 09/11/1944. Saiu de sua terra natal para estudar em Salvador (BA). Foi contemporâneo e compartilhou do nascimento do movimento musical que deu origem aos Novos Baianos. Conheceu Galuber Rocha e participou início do Cinema Novo. Ainda na Bahia, casou-se com Ana Maria dos Santos e Silva com quem teve seu único filho Thiago. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1962. Foi parceiro dos maiores compositores da época. Viajou pela Europa e Estados Unidos. Faleceu no Rio de Janeiro(RJ) em 10/11/1972. Sua vasta obra, garimpada pelos amigos e admiradores, consta de alguns livros como “Torquato Neto ou A Carne Seca é Servida”, de Kennard Kruel (em segunda edição, revista e ampliada), 1º lugar no Concurso Literário – “Prêmio Mário Faustino”, do Governo do Estado e Fundação Cultural do Piauí, ano de 2000.



Nenhum comentário: