terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Míriam Tenório Lucena

Míriam Ferreira Tenório Lucena
.

Meu fiel companheiro
.

Tantos anos dormindo juntos,
dividindo o mesmo leito,
minha cabeça em teu colo repousando,
macio e levemente perfumado.
A ti contei os meus segredos,
minhas ilusões e desilusões.
A ti contei toda minha vida.
Um dia eu te falei
de um grande amor do meu passado,
um amor puro e inocente
entre jovens adolescentes,
que alguém ou o destino
resolveu para sempre separar,
transformando nossas vidas
em linhas paralelas.
Nesta noite chorei muito.
Esta cena por muitos anos se repetia
e tu, sempre solícito,
enxugavas minhas lágrimas
com sua leve e suave carícia.
Hoje eu te pego nos braços,
aperto-te contra meu peito
e contrita eu te peço perdão
por nunca ter compreendido
que, durante toda minha existência,
foste meu fiel companheiro,
presente e sempre constante,
nos momentos e aflições.
Hoje volto a chorar novamente
e desta vez copiosamente.
São para ti estas lágrimas,
meu bom e fiel companheiro,
meu adorado, meu querido, travesseiro.
.
(20.05.2004)
.
Míriam Ferreira Tenório Lucena nasceu na casa grande da Usina Ouricuri, em Atalaia – AL, em janeiro de 1933, onde foi menia traquina que vivia correndo pelas campinas, caçando, pescando nos rios e açudes em companhia dos irmãos, vendo o nascer e o pôr-do-sol, admirando as estrelas e a luminosidade da lua. Aos 34 anos descobriu o seu lado poético ao escrever o poema "Ser Velho", ao ser desafiada por um tio. Viúva, quatro filhos e nove netos, em 2007 lançou “O Pôr-do-Sol", seu primeiro livro de poemas, pela Editora Catavento (Maceió-AL). Outros livros poderão surgir, material é que não falta. No final do livro ela homenageou o falecido marido Wilson Lucena Maranhão, transcrevendo alguns dos seus poemas.

Um comentário:

karine disse...

Parabéns pelo se blog e parabéns a escritora Mírian Tenório por sua poesia MEU FIEL COMPANHEIRO