sábado, 7 de setembro de 2013

Poetas alagoanos quase esquecidos (13)


Coroa de espinhos
        
           Theophanes Brandão

Na granja de minha alma apenas mora
A lágrima de sangue vegetando
E desferindo cânticos eu ando
- Um crepúsculo eterno à luz d'Aurora.

Qu'estes sorrisos pálidos agora,
São d'alvas ilusões um triste bando,
Que neste coração murcharam quando
O amor batendo as asas foi-se embora!

Vai-me fugindo um resto de conforto,
Eu já não sinto mais, quase que morto,
Trinar um' ave em meus beirais mesquinhos.

E minh'alma a bater de porta em porta
Aos corações de bem piedade exorta,
Mostrando um peito cravejado d'espinhos!


Theophanes Martins Brandão foi professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro e autor de belos poemas, dentre os quais se destaca o denominado Trevas e Sóis. Filho de Manoel Martins Brandão e Maria Lusia Brandão, nasceu em Porto Real do Colégio, Estado de Alagoas, no dia 27 de dezembro de 1875. Faleceu em
Penedo(AL) no ano de 1954.
(Citado no "Blog do Etevaldo" - Etevaldo Amorim)

Nenhum comentário: