quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Edécio Lopes, uma saudade

Edécio Lopes
.
“Quero que você lembre de mim
como algo muito seu...”
.
O pedido de Edécio Lopes, através de uma de suas mais belas músicas, será sempre atendido pelo povo alagoano que, nas últimas décadas, sempre começava o dia ouvindo o programa “Manhãs Brasileiras” e a sua voz característica, em defesa dos reais valores desta terra. Ele jamais será esquecido seja pela falta que fará ao rádio alagoano, seja pela saudade imensa encravada no coração dos seus amigos e fãs, seja pelas suas músicas maravilhosas.
Há alguns anos, ao ser homenageado pela Assembléia Legislativa, disse com muita propriedade: “Senhores deputados, ilustres convidados, eu amo perdidamente esta terra. E por isso, modéstia a parte, eu mereço este título de cidadão honorário do Estado de Alagoas”. E poucos souberam honrar esse título honorífico tanto quanto ele.
Edécio Lopes Vasconcelos faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 21, aos 75 anos, depois de permanecer em coma por cinco meses, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que o vitimou no dia 13 de agosto de 2008. Com mais de 50 anos de atividades radiofônicas, Edécio era poeta, compositor e deixou três livros publicados: "Vaias & Aplausos" (1984), "A Guisa de Oração" e "Entardecendo" (2008).
Nasceu em Apoti (Glória do Goitá - PE), chegou a Maceió no dia 13 de setembro de 1957, para trabalhar na antiga Rádio Progresso de Alagoas, emissora dos Diários Associados.
.
.
Maria trago-te flores,
do jardim da própria vida.
Com a expressão definida
do maior dos meus amores
são lindas, em suas cores!
De uma cândida pureza
na esplendorosa beleza
dos lírios, cravos e rosas!
De essências olorosas.
Caprichos da natureza!
.
Edécio Lopes, poema “Maria trago-te flores...”, do livro “Entardecendo” (Gráfica Graciliano Ramos, Maceió-AL/2008).

Um comentário:

Anônimo disse...

Em nome da família, registro o nosso agradecimento pela bela homenagem prestada.
Sofremos muito com o impacto causado pelo AVC em Agosto. Sentimos bastante durante estes cinco meses em que o víamos sofrer...
Mas o carinho, o respeito e o sentimento demonstrados pelo povo de Alagoas tem-nos reconfortado e aliviado a dor.
Obrigado a vocês todos.
Obrigado a você, meu pai, por nos ter propiciado mais este ensinamento. Até neste momento você foi grandioso.

Edvaldo Vasconcelos (filho)